Skip to content

O Caminho

Esta aventura, que ainda vai no início, é repartida entre dois grandes projetos de reabilitação: urbana e vitivinícola.

Projeto

Das várias ruínas que existiam na Quinta, duas casas foram restauradas e aumentadas, construiu-se um parque de diversões para as crianças e uma piscina e a adega foi totalmente recuperada e preparada para a produção de vinho.

No que às vinhas diz respeito ainda há muito por fazer mas já é bem visível a diferença na principal parcela da Quinta.

Até 2017 foram feitos trabalhos de rejuvenescimento das vinhas mais antigas, procurando melhorar assim a qualidade e o rendimento das plantas. Nesse ano foi também aprovado um projeto de instalação de vinha em cerca de 1,2ha, onde foram plantadas as castas clássicas do Douro, com a preocupação de utilizar a parte superior da parcela para castas brancas e a inferior para castas tintas.

Em 2018 foi restruturada uma outra parcela de vinha com cerca de 1,8ha seguindo a mesma lógica. Desde então, o foco tem sido o aperfeiçoamento dos processos tecnológicos na viticultura, otimizando e melhorando as boas práticas culturais. Em 2020 e 2021 as novas vinhas instaladas entram em produção.

O futuro, a curto prazo, irá passar pela contínua preocupação em cuidar das parcelas mais antigas (30 anos) com o objetivo de um dia chegarem a vinhas velhas e por uma nova reestruturação de mais duas outras parcelas da vinha.

O Antes e o Depois

2011
2021
Quintado Carvalhido 2011 Quinta do Carvalhido 2022

Sustentabilidade

Todo o projeto da Quinta do Carvalhido foi idealizado e colocado em prática tendo como um dos objetivos a sua sustentabilidade.

Este vai para além dos limites dos seus hectares estando numa região que deve ser enaltecida, não apenas pela qualidade das suas terras, mas principalmente pela qualidade das suas pessoas.

Social

A Quinta do Carvalhido procura trabalhar com mão-de-obra local, quer os funcionários que estão connosco ao longo de todo o ano, quer os trabalhadores que são necessários, de forma temporária, para as épocas mais críticas da vinha.

Ambiental

O caminho é longo mas o objetivo é tornar a vinha cada vez mais sustentável através das constantes melhorias das práticas de viticultura mantendo a sua e nossa identidade.

Financeira

Este projeto nasce de uma paixão pela região e pela terra mas não esquecemos que se trata de um negócio para que amanhã os nossos netos continuem a levar a Quinta do Carvalhido à boca do consumidor. Com isto, mantemos a consciência e temos a preocupação de criar valor com o negócio que estamos a levar para a frente.